CIDADE SUSTENTÁVEL, VOCÊ SABE O QUE É?

O modelo de urbanização estabelecido no Brasil, de maneira geral, privilegiou o crescimento periférico e a degradação ambiental em detrimento do respeito aos recursos naturais.

Como consequência, formaram-se cidades dotadas de problemas estruturais e ambientais, tornando-se comum se depararem com uma infraestrutura comprometida, os chamados “vazios urbanos”. Que são áreas inutilizáveis como, por exemplo, casas, galpões e edifícios antigos ou deteriorados que precisam ser revitalizados, a segregação sócio espacial e a ocupação de áreas de proteção ambiental.

A presença desses problemas sociais, econômicos e ambientais no espaço urbano, estimula a busca por práticas que se voltem para atenuar as mazelas urbanas, nesse contexto, ascende-se a inserção do termo, desenvolvimento sustentável, para o planejamento urbano: a sustentabilidade urbana. Falando nisso, você sabe o que é?

O conceito de cidades sustentáveis baseia-se na preservação, no uso responsável dos recursos naturais e na adoção de medidas que visem preservá-los para as futuras gerações, como resposta a demanda crescente nas cidades.

Atualmente, mais da metade da população mundial vive em cidades, o que revela a importância da transformação dos centros urbanos em cidades sustentáveis.


Para serem efetivamente sustentáveis, as cidades precisam possuir, por exemplo, planos de gestão de resíduos, projetos de paisagismo urbano, produção florestal sustentável, manejo hídrico sustentável, ações de uso adequado da infraestrutura urbana, controle da poluição e da degradação ambiental, ou seja, há muito a se fazer.


Além disso, as cidades sustentáveis também se ocupam em buscar a conscientização da população para evitar o desperdício dos recursos materiais e até mesmo incentivar o transporte alternativo, para diminuir a poluição gerada pelos automóveis.

Especialistas acreditam que a orientação, a conscientização e educação de um simples coleta de lixo, como destinar corretamente e reaproveitar os resíduos de maneira correta, já é um grande passo para tornarmos a partir de nossa casa, uma cidade mais sustentável e um mundo melhor.

20 visualizações